Os principais fatores de risco para o câncer de mama
O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. O câncer de mama não tem uma causa única ou específica, diversos fatores podem influenciar e aumentar o risco para …
O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura.
O câncer de mama não tem uma causa única ou específica, diversos fatores podem influenciar e aumentar o risco para desenvolver a doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que sejam diagnosticados 74mil novos casos a cada ano, até 2025, de acordo com as projeções da Organização Mundial da Saúde a incidência até 2040 deve ser de 47%, por isso é importante repensar nossos hábitos.
Toda a mulher tem alguma chance de desenvolver o câncer de mama, mas é possível diminuir a probabilidade disso acontecer adotando alguns hábitos saudáveis. Mas afinal, o que são fatores de risco? São todas e quaisquer questões que predispõe um ser humano a ter uma chance maior de desenvolver uma doença, como no caso do câncer de mama:
Idade avançada – Mulheres a partir de 50 anos estão mais propensas, mas isso não significa que mulheres mais novas devam se descuidar. Este tipo de câncer é mais comum em mulheres mais velhas devido as alterações do organismo típicas do envelhecimento.
Obesidade – O sobrepeso pode ser um adversário para as mulheres, além da estética a saúde do organismo pode ser afetada e deixar a pessoa mais propensa no desenvolvimento de doenças.
Sedentarismo – A falta do exercício físico pode ser determinante para a saúde, isso porque o exercício é uma das principais formas de prevenção. Se exercite e esteja sempre em movimento para garantir uma vida saudável.
Hereditariedade – Este é um dos fatores de risco que não há intervenção, mas que é muito importante a ser falado pois pode ser um alerta. Mulheres com casos de câncer na família devem se manter atentas e com os exames de rotina em dia, pois há uma maior probabilidade de desenvolver a doença.
Não há nada mais eficaz do que o diagnóstico, ela pode aumentar em até 90% as chances de cura, quanto mais no início a doença for diagnosticada mais rápido as intervenções médicas serão feitas. Por isso, esteja sempre em dia com as consultas e exames de rotina, principalmente se você fizer parte do grupo de risco.
Na PróOnco mulher contamos com diversas especialidade, inclusive mastologia, que tal agendar uma consulta? Para outras informações sobre nossos serviços, acesse o site www.prooncomulher.com.br ou entre em contato com nossa Central de Atendimento: (21) 2622-7279 (telefone) ou (21) 96778-9655 (WhatsApp).