O combate ao câncer começa pela boca
A boca pode ser uma porta de entrada para infecções por isso a importância de um olhar mais cuidadoso. Cuidar da saúde bucal é fundamental para manter seu organismo em pleno …
A boca pode ser uma porta de entrada para infecções por isso a importância de um olhar mais cuidadoso.
Cuidar da saúde bucal é fundamental para manter seu organismo em pleno funcionamento, uma má higiene pode colocar toda a sua saúde em risco. As doenças periodontais são capazes de provocar diversas complicações como problemas cardiovasculares e diabetes. Para pacientes oncológicos esses cuidados precisam ser redobrados, por conta dos sintomas e do tratamento que que os pacientes são submetidos.
O ideal é que o paciente faça uma avaliação e já inicie, se necessário, o tratamento odontológico antes de começar o tratamento contra o câncer, isso é importante para poder eliminar qualquer foco de possíveis infecções. É importante que mesmo durante o tratamento continue o acompanhamento com o dentista por garantia.
Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem ter alguns efeitos colaterais que se não acompanhados por um especialista pode prejudicar a saúde bucal e até mesmo o tratamento como um todo. Esses sintomas acontecem devido a agressividade que os medicamentos atingem o organismo, sendo necessário um olhar mais cuidadoso.
Esses são alguns sintomas:
- Xerostomia – também é conhecida como boca seca, ocorre quando há alterações nas glândulas salivares, fazendo com que seja produzida menos saliva
- Cáries – Também pode ser causada devido a pequena quantidade de saliva, junto a falta de higiene bucal
- Mucosite bucal – Feridas causadas pelo próprio tratamento que podem ser portas para infecções.
- Sangramento – A baixa produção de plaquetas pode ocasionar sangramentos nos pacientes oncológicos.
- Infecções – O tratamento acaba deixando o paciente com a imunidade baixa que é uma entrada para infecções diversas.
A orientação é que durante as terapias o paciente evite passar por tratamento invasivos como: extração, implante e cirurgias em geral, isso pode acabar interrompendo o ciclo devido a problemas do seguimento bucal.
Ter uma equipe multidisciplinar é fundamental para um tratamento de excelência, contar com nossos parceiros dentistas para manter uma saúde bucal em dia é incrível! Faça suas consultas periódicas e não deixe de seguir as recomendações do profissional.