O câncer de mama não tem causa definida, mas é importante ficar atenta.
Fator de risco é tudo aquilo que pode cooperar para um indivíduo adquirir uma doença, nesse caso, o câncer. Possuir um fator de risco ou vários deles não determina que a pessoa vai ter a doença, mas que ela deve ficar atenta e fazer acompanhamento médico e exames regulares. O câncer de mama não tem uma causa única que seja a responsável por seu desenvolvimento – diversos fatores podem levar ao aumento do risco de evolução de um tumor, que podem ter relação com idade, genética e hábitos, por exemplo.
Mulheres mais maduras, a partir dos 50 anos, estão mais propensas a desenvolver câncer de mama justamente por causa da idade avançada. Por isso é importante manter uma rotina de acompanhamento com um mastologista a partir dos 35 anos. Mas a verdade é que existem diversas razões para que a doença se forme.
Cinco fatores que aumentam a possibilidade de surgimento do câncer de mama
– Obesidade
– Menopausa tardia
– Histórico familiar
– Idade superior a 50 anos
– Primeira menstruação muito cedo.
– Alcoolismo
Obviamente, esse cenário depende de outros quesitos até mesmo ainda não estudados pela medicina. Existem mulheres que possuem algumas dessas causas listadas e não desenvolvem a doença, mas também há outras que não as possuem e acabam tendo câncer de mama.
Pode-se concluir, então, que a menopausa é um fator de risco, mas não é determinante para o desenvolvimento de neoplasia mamária. O importante é se cuidar, tentar minimizar os riscos e fazer acompanhamento regular com o seu médico.