Os fatores genéticos são importantes na formação do indivíduo e podem ser feitos em qualquer idade
As possibilidades de desenvolvimento de câncer estão ligadas a uma mutação genética, que pode ser hereditária ou não. Os testes genéticos conseguem mapear nosso DNA e verificar, com base nessa informação, se há alguma alteração e quais são os riscos de formação de determinadas doenças, entre elas o câncer.
É possível identificar os alvos nos tumores, bem como o tratamento mais adequado de acordo com cada anomalia. Sabemos que não existe uma causa específica para o câncer, por isso apenas a alteração genética não é comprovação de que a doença vai se desenvolver ou não. Os fatores genéticos exercem um papel importante na formação de tumores, mas são raros os episódios que são totalmente oriundos de fatores familiares.
Quem deve fazer o exame?
– Quando a família paterna ou materna apresenta mais de três casos (individualmente) de neoplasia.
– Se alguém da família teve câncer de mama antes dos 45 anos.
– Se alguma mulher da família teve câncer de ovário.
O teste genético pode ser feito em qualquer idade
Esse teste é um grande aliado para a medicina personalizada, porque, com base em seu resultado, é possível verificar as alterações genéticas causadas em cada célula, assim, quando o profissional consegue identificar o perfil genético tumoral das células doentes, pode-se chegar ao tratamento ideal, com aumento do nível de assertividade e de cura.
Com o avanço da medicina, a genética vem como uma grande aliada para os pacientes oncológicos, o que permite que o profissional consiga elaborar um tratamento personalizado, específico, mais objetivo e, como consequência, com melhor qualidade de vida para os pacientes.