Entenda a importância do apoio psicológico, emocional e familiar para enfrentar os desafios da doença.
O momento do diagnóstico de câncer de mama é sempre um desafio na vida da mulher. Além dos impactos físicos do tratamento, as pacientes enfrentam uma montanha-russa emocional que pode incluir medo, ansiedade, tristeza e incerteza. É nesse contexto que o cuidado com a saúde mental se torna tão essencial quanto os cuidados médicos no tratamento oncológico.
Vamos entender agora como cuidar da sua saúde mental durante o tratamento, com o apoio da família e de profissionais especializados.
Os desafios emocionais do tratamento
Após um diagnóstico de câncer de mama, é comum o sentimento de medo do desconhecido e a preocupação com o futuro. O tratamento é longo e também pode afetar o emocional da paciente, logo, a rotina gera mal-estar psicológico.
Durante o tratamento oncológico, efeitos colaterais como fadiga, alterações de humor e isolamento social podem intensificar esses sentimentos. Inclusive, é preciso ter cuidado para evitar casos de ansiedade, raiva e depressão.
É natural se sentir sobrecarregada, muitas vezes, mas é fundamental entender que as emoções, por mais intensas que sejam, fazem parte do processo. O importante é encontrar maneiras saudáveis de lidar com elas.
Nesse caso, o apoio psicológico e uma base familiar e de amigos próximos faz toda a diferença, já que a paciente pode ter dificuldade de autoaceitação, de se relacionar com as pessoas e sofrer alterações de humor.
A importância do apoio emocional
O acompanhamento com psicólogos especializados em oncologia ajuda as pacientes a enfrentar os desafios emocionais da melhor maneira possível. Dessa forma, o objetivo é reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e o autocuidado e desenvolver estratégias para lidar com o estresse do tratamento.
Compartilhar experiência com outras pacientes também ajuda a criar um ambiente de acolhimento e compreensão. Já o apoio da família e dos amigos vai oferecer companhia e o conforto emocional que a paciente oncológica precisa.
A família é um pilar fundamental no tratamento do câncer. Um ambiente familiar acolhedor pode reduzir o sentimento de solidão, fortalecer a resiliência e promover momentos de alegria e descontração, impulsionando o bem-estar.
Estratégias para cuidar da saúde mental da paciente oncológica
Além do apoio psicológico e familiar, algumas dicas podem contribuir para o equilíbrio emocional durante o tratamento, como manter uma rotina saudável, dormir bem e praticar atividades prazerosas.
Práticas de meditação e ioga também são técnicas que ajudam a acalmar a mente. Além disso, leia, ouça uma boa música e assista a um filme que traga boas risadas. Outra dica é conversar abertamente sobre os seus sentimentos com familiares, amigos e os profissionais de saúde. Todos vão estar aptos para ajudar.
Cuidar da saúde mental durante o tratamento oncológico ajuda a melhorar a qualidade de vida da paciente e a aumentar as chances de sucesso do tratamento.