• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655

Nenhum diagnóstico de câncer é fácil, tanto para as pacientes quanto para os familiares e amigos. Além de ter que lidar com o misto de emoções, é importante saber como ajudar. Falamos especificamente do câncer de mama, que é capaz de impactar na autoestima, motivação e qualidade de vida da paciente.

Depois do diagnóstico da doença, a vida de todos acaba parecendo uma montanha-russa, mas, lembre-se, não é uma luta, é apenas uma fase cheia de altos e baixos. Nem sempre boas intenções sem planejamento são capazes de trazer bons resultados, por isso é muito importante entender o momento pelo qual a paciente está passando e tentar contribuir de forma positiva. Assim, separamos algumas formas eficazes de ajudar.

  • Viva o hoje

Viver pensando nos possíveis desdobramentos de forma negativa não vai ajudar em nada; o foco deve estar sempre no presente. Uma boa dica para manter os pés no chão é estudar sobre o tipo de câncer diagnosticado e vibrar sempre positivo, assim, automaticamente, levará positividade para a paciente.

  • Escute

Às vezes, a pessoa que acabou de receber o diagnóstico de câncer já ouviu todas as palavras de conforto, e o que ela mais quer agora é desabafar e colocar todos os sentimentos para fora, e para isso ela precisa ter alguém para escutá-la. Seja o ouvinte de que essa pessoa precisa.

  • Respeite o espaço da paciente

A privacidade e o espaço da paciente devem ser sempre respeitados, assim como suas escolhas, então, evitar impor sua opinião e escolhas é a decisão mais sábia a tomar. 

  • Acompanhe

Seja o acompanhante oficial dela! É muito importante ter alguém ao lado nas consultas, nos exames e no tratamento, afinal, saber que tem um ombro amigo faz toda a diferença antes, durante e depois do tratamento.

  • Não se esqueça de você

Esta talvez seja a dica mais importante: para que você seja apoio, precisa estar 100%, e, para isso, necessita também de um amparo para conseguir lidar com a montanha-russa de sentimentos e ser um bom ombro para a paciente. Cuidar de si é fundamental!

Contribuir de forma positiva na vida de quem está passando pelo câncer é o melhor jeito de ajudar nesse momento tão difícil, por isso, seguindo essas dicas, será possível alcançar um equilíbrio e melhorar a qualidade de vida de quem se ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *