• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655

O tratamento do câncer transita por diversas fases, e como a variedade de tipos da doença é grande, a terapêutica também é bastante variada. Muitas coisas podem influenciar na hora de o profissional decidir sobre qual o melhor caminho a seguir: o tipo de tumor; o estágio da doença; o local em que o tumor está situado; e a saúde clínica do paciente. Por isso é sempre importante ter um diálogo entre as diversas áreas que serão envolvidas no cuidado ao paciente com câncer para definir qual o melhor tratamento a ser seguido.

Contar com uma equipe multidisciplinar é essencial para apoiar o paciente com câncer, porque a doença pode ser provocada por diversas razões, e as células malignas podem surgir ou se espalhar em diferentes áreas do corpo, razão pela qual não é apropriado que apenas um especialista trate a doença sozinho.

Durante as etapas do processo terapêutico, pode haver a necessidade do envolvimento de diferentes especialista. Esses profissionais trabalham de forma conectada para tratar o paciente da maneira mais adequada para cada caso, e quanto mais avançado o tumor estiver, mais importante é ter uma equipe completa para dar suporte ao paciente.

Mas, afinal, quais profissionais devem compor uma equipe multidisciplinar para uma paciente com câncer de mama?

A equipe pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente, mas normalmente é composta por:

– Mastologista

– Oncologista

– Nutricionista

– Psicólogo

– Enfermeiro

– Fisioterapeuta

– Terapeuta

Esse atendimento multidisciplinar traz uma perspectiva mais individualizada e permite um tratamento mais assertivo, pois consegue enxergar o paciente como um todo, e não apenas a área que está com tumor. Além disso, a equipe é estrategicamente pensada para manter a saúde física e mental do paciente e de seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *