Existem diversos fatores que podem interferir nas chances de uma pessoa ter algum tipo de câncer ao longo da vida, sendo eles genéticos, hereditários e ambientais (provocados pelo local em que se vive ou trabalha). Porém, você sabia que essa doença também pode ocorrer por causa de alguns hábitos cultivados no dia a dia, como a forma de se alimentar ou a regularidade com que fazemos exercícios físicos?
Nosso estilo de vida é fundamental para o bem-estar do corpo e, caso não seja considerado saudável, pode funcionar como porta de entrada para diversas doenças, como a hipertensão, o diabetes tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a obesidade está diretamente ligada ao desenvolvimento de mais de dez tumores cancerígenos, entre eles o câncer de mama, câncer de ovário e câncer de endométrio.
O sedentarismo, que ocorre quando a pessoa não é minimamente ativa no dia a dia, também é um vilão e está relacionado com o desenvolvimento do câncer de intestino e câncer renal. O tabagismo, por sua vez, também aumenta as chances de um paciente desenvolver câncer ao longo da vida, principalmente de pulmão, boca, garganta, rins, fígado e bexiga.
Por isso, que tal adotar alguns hábitos mais saudáveis no dia a dia para reduzir as chances de surgimento do câncer? Priorize uma alimentação equilibrada, mantenha-se ativo com exercícios, não fume, tenha hobbies que reduzam o estresse e valorize noites de sono bem-dormidas.