• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655
Os três tipos de quimioterapia e para que servem

O caso da Princesa Kate Middleton chama a atenção para os cuidados com a saúde e os tratamentos mais adequados para a remissão do câncer

Recentemente, nosso diretor técnico e mastologista, Dr. Rodrigo Souto, falou em entrevista ao Correio Braziliense sobre os três tipos de quimioterapia. Essa informação surgiu após a princesa de Gales, Kate Middleton, divulgar que passou por uma cirurgia abdominal e, logo após, por uma quimioterapia de prevenção. 

Em entrevista, Dr. Rodrigo Souto afirmou que não existe quimioterapia preventiva, e sim a necessidade de iniciar a regressão de um tumor maligno. O mastologista da PróOnco ressaltou ainda os três tipos de quimioterapia que são iniciados após o diagnóstico de câncer. Leia abaixo quais são e suas respectivas funções.  

Quimioterapia adjuvante 

Segundo o Dr. Rodrigo Souto, não há como saber ao certo qual é o tratamento feito por Kate Middleton, mas que uma das hipóteses é de que a princesa esteja passando pela quimioterapia adjuvante. Esse tratamento consiste na administração da quimioterapia após a cirurgia para a retirada de um tumor na região afetada. 

A quimioterapia adjuvante mata as células malignas que não são detectadas por exames de imagem ou de sangue, o que impede que o tumor retorne a qualquer outro órgão. Ou seja, esse tratamento “destrói” qualquer vestígio ou sinal de câncer que possa restar no organismo do paciente.

Quimioterapia neoadjuvante 

A quimioterapia neoadjuvante consiste no tratamento antes de um procedimento cirúrgico para a retirada do tumor. Esse tipo de tratamento tem uma eficácia significativa em pacientes com câncer de mama, pois, além de diminuir o tamanho do tumor, a quimioterapia evita cirurgias mais invasivas. 

Vale destacar ainda que a quimioterapia neoadjuvante aumenta de forma considerável as chances de cura de um paciente com câncer. Isso porque os efeitos do tratamento podem ser

associados a uma cirurgia para a retirada do tumor, o que minimiza a possibilidade do tumor se formar novamente. 

Quimioterapia paliativa

A quimioterapia paliativa é indicada a pacientes que não podem ser submetidos a outros tipos de tratamento por conta da gravidade da doença, ou pela presença de metástases, ou até mesmo por condições de saúde. O tratamento é personalizado a cada paciente e busca aliviar os sintomas do câncer e melhorar a qualidade de vida dos pacientes mais graves e que já estão no estágio avançado da doença. 

Esse tratamento age diretamente no controle do crescimento e na disseminação das células cancerígenas, o que reduz os sintomas e melhora o conforto do paciente submetido à quimioterapia. 

Cada caso deve ser avaliado

Assim como o caso da princesa de Gales, cada caso deve ser avaliado a fim de que a quimioterapia mais adequada seja indicada por um especialista. Fato é que o estado de saúde de Kate Middleton chama a atenção para as consultas regulares, os cuidados com a saúde e a necessidade de uma melhor qualidade de vida. 

Isso porque o câncer é uma doença que pode afetar qualquer indivíduo, em qualquer idade, e a conscientização é uma das ferramentas para manter os cuidados com a saúde. 

Fale conosco e marque sua consulta!

Niterói: Rua da Conceição, 188/sala 704 A – Niterói Shopping
Telefones: (21) 2622-7279 e (21) 2719-2967 

São Gonçalo: Rua Coronel Serrado, 1000/salas 507 e 508 – Zé Garoto
Telefones: (21) 3857-6808 e (21) 3840-3040 

Mais conteúdos da nossa clínica você encontra em nosso Instagram. Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *