• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655

Entenda como o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura em até 95%.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são passos importantes para aumentar as chances de cura da doença, que é um dos tipos mais comuns em mulheres em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando descoberta em fase inicial, aliada ao tratamento adequado, a resposta positiva chega até 95%.

Sendo assim, os dados mostram que quanto antes o câncer de mama for identificado, melhor. Afinal, a doença pode ser silenciosa e, em muitos casos, não apresenta sintomas visíveis nas fases iniciais. Por isso, o diagnóstico precoce é uma das ações mais importantes para combater o câncer.

Importância do diagnóstico precoce

De acordo com o INCA, o câncer de mama corresponde a 28% dos novos casos de câncer em mulheres no Brasil, com cerca de 66 mil novos casos por ano. No entanto, o sucesso de tratamento depende de fatores como tipo de tumor e as condições de saúde do paciente, mas, em todos os casos, identificar a doença em fase inicial aumenta consideravelmente as chances de cura.

Além disso, o diagnóstico precoce permite uma abordagem menos invasiva e mais direcionada, diminuindo as reações adversas. Nesse momento, todo o apoio profissional se faz presente, com equipe multidisciplinar que envolve fisioterapeuta, nutricionista, médico oncologista, psicólogo e mastologista. Essa união oferece uma melhor qualidade de vida à paciente durante o tratamento.

A primeira forma para identificar o câncer de mama é a mamografia e o ultrassom mamário, quando pedido pelo médico, com o objetivo de verificar alterações na mama mesmo antes de qualquer sinal palpável ou sintomas, como nódulos ou dor. Dessa forma, ressaltamos a necessidade de manter uma rotina regular de exames relacionados à saúde da mulher, especialmente mulheres acima dos 40 anos.

Estilo de vida e prevenção

A prevenção não se resume ao diagnóstico precoce do câncer de mama. É preciso adotar um estilo de vida saudável desde cedo. Uma alimentação equilibrada, por exemplo, vai fazer seu corpo funcionar melhor e com resposta imunológica alta.

Já a atividade física regular está mais que comprovada por inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente, evitando problemas que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer, como sobrepeso e obesidade. Além disso, outro fator fundamental para se prevenir é evitar o consumo de bebida alcoólica e o tabagismo.

Necessidade de conscientização

A conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama vem aumentando a taxa de detecção em fases iniciais da doença, além de aumentar também a taxa de sobrevida da paciente. No Brasil, a campanha Outubro Rosa é um exemplo de destaque fundamental para levar informação relevante para as mulheres.

O câncer de mama é uma doença que pode ser controlada e tratada com sucesso a partir do diagnóstico precoce. A realização de exames periódicos, o autoexame e a adoção de hábitos saudáveis são formas de prevenção. Além disso, o acesso à conscientização desempenha papel essencial no tratamento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *