Exercício durante o tratamento
Por que é importante se exercitar durante o tratamento? Além da prevenção do câncer, atividades físicas podem ser aliadas de pacientes oncológicos Não é mistério que a prática de exercícios físicos …
Por que é importante se exercitar durante o tratamento?
Além da prevenção do câncer, atividades físicas podem ser aliadas de pacientes oncológicos
Não é mistério que a prática de exercícios físicos traz diversos benefícios à saúde. O que, para alguns, pode ser uma novidade é que não se trata apenas da prevenção de doenças, mas, também, uma maneira complementar de proteção do corpo durante determinados tratamentos, como durante o câncer.
Ser fisicamente ativo significa realizar qualquer movimento que use seus músculos e mais energia do que quando você está descansando – não necessariamente entrar em uma academia. Portanto, caminhar, subir as escadas ou até mesmo dançar são atividades válidas.
Por que ser fisicamente ativo é importante?
De acordo com o dr. Rodrigo Souto, diretor médico da PróOnco Mulher, atividades físicas moderadas e intensas reduzem o risco de diferentes tipos de câncer, como intestino, mama e útero. “Também é uma das melhores formas de prevenir a obesidade, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. Outros pontos positivos são a redução da ansiedade, da depressão, da fadiga, melhora do funcionamento físico geral e aumento da qualidade de vida durante e após o tratamento”.
Quais são os tipos de atividade física?
Existem dois tipos de exercício físico. São eles:
- Aeróbico: usa mais oxigênio e melhora a maneira como o coração funciona. Alguns exemplos são correr, dançar ou nadar;
- Anaeróbico: aumenta a força e a massa muscular. O tipo mais comum é a musculação.
Os exercícios físicos também podem ser classificados de acordo com sua intensidade, que vai de leve a alta.
Como se exercitar durante o tratamento do câncer?
As diretrizes internacionais dizem que é seguro ser ativo durante e após o tratamento do câncer. Além disso, pacientes oncológicos devem tentar ser ativos e voltar às suas atividades normais o mais breve possível.
Cada pessoa é diferente em termos de quanto exercício pode e deve fazer e existem muitos tipos de câncer e tratamentos. Em geral, deve-se consultar um médico antes de iniciar qualquer exercício. Por outro lado, observa-se benefícios nos seguintes cenários:
- 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana (por exemplo, 30 minutos em 5 dias);
- 75 minutos de atividade vigorosa por semana.
Como o exercício pode ajudar
Existem boas razões para praticar exercícios. Pode melhorar sua qualidade de vida e ajudá-lo a se sentir melhor. O exercício regular pode reduzir o estresse e dar-lhe mais energia.
A pesquisa mostrou que há fortes evidências de que certas maneiras de ser ativo podem ajudar as pessoas com câncer:
Quando evitar a atividade física?
Pessoas com certos tipos de câncer ou em tratamentos específicos podem precisar evitar alguns exercícios. Existem algumas situações em que você precisa tomar cuidado extra, tais como:
- Câncer afetando seus ossos
- Baixa imunidade
- Neuropatia periférica
- Pós-cirúrgico