A relação entre o anticoncepcional e a trombose
Ter uma vida ativa e saudável é um ponto importante para evitar a doença Hoje muitos questionamentos sobre os efeitos colaterais dos anticoncepcionais têm sido feitos pelas mulheres, principalmente sobre os …
Ter uma vida ativa e saudável é um ponto importante para evitar a doença
Hoje muitos questionamentos sobre os efeitos colaterais dos anticoncepcionais têm sido feitos pelas mulheres, principalmente sobre os riscos de desenvolver trombose ligada ao uso do contraceptivo hormonal. O medo de ter a doença faz com que muitas se questionem sobre a validade de tomar ou não a pílula e até busquem outras formas de prevenção para a gravidez.
Mas, afinal, o que é trombose venosa profunda e como ela está relacionada com os anticoncepcionais?
A doença é caracterizada pela formação de um coágulo em uma veia que obstrui parcial ou totalmente a circulação do sangue, e o uso de anticoncepcional pode aumentar esse risco, por causa da associação dos hormônios estrogênio e progesterona, que são responsáveis por prevenir a gravidez. Sendo assim, qualquer contraceptivo hormonal, como pílula, injeção, implantes ou adesivos, pode causar esse efeito colateral.
Além disso, outros fatores de risco estão associados aos episódios de trombose:
- sedentarismo
- tabagismo
- gestação
- puerpério
- doenças como diabetes, câncer e obesidade
- idade acima de 40 anos
Sendo assim, antes de começar a fazer o uso de algum método contraceptivo hormonal, é necessário consultar um médico, pois, de acordo com o seu perfil, ele vai fazer uma análise e verificar qual é o tipo mais seguro para as suas condições.
Sintomas de trombose
Você sabe identificar quais são os indícios da trombose? Em alguns casos, o paciente pode ser assintomático, mas quando os sinais se manifestam, normalmente aparecem:
- inchaço em uma das pernas
- dor
- vermelhidão
- aumento da temperatura local
Em alguns casos avançados, a trombose venosa profunda pode ocasionar embolia pulmonar, que se manifesta nos seguintes sintomas:
- falta de ar
- baixa oxigenação no sangue
- pressão baixa
- dor no peito
- tosse
Para se prevenir você pode praticar atividades físicas regularmente, fazer acompanhamento para identificar, o quanto antes, o aparecimento de diabetes ou doenças cardiovasculares, alimentar-se de forma saudável e só usar medicamentos indicados pelo seu médico, pois só ele sabe o que é melhor para você de acordo com o seu perfil. E em caso de algum sintoma de trombose, informe ao especialista, que saberá exatamente como diagnosticar e tratar a condição de forma adequada.