Quando é indicada a cirurgia oncoplástica
O avanço tecnológico permite que diversas áreas consigam inovar e melhorar o desempenho, e quando falamos em ciência não é diferente. Os tratamentos contra o câncer estão cada vez mais eficazes, …
O avanço tecnológico permite que diversas áreas consigam inovar e melhorar o desempenho, e quando falamos em ciência não é diferente. Os tratamentos contra o câncer estão cada vez mais eficazes, modernos e precisos, o que traz maior assertividade de acordo com o objetivo do médico e do paciente. Hoje vamos falar um pouco sobre o tratamento neoadjuvante, como ele funciona e os principais benefícios desse método.
Um tratamento neoadjuvante é aquele ministrando no pré-operatório, em que seu objetivo principal é diminuir ao máximo as dimensões do tumor para facilitar a cirurgia e aumentar as chances de cura. Dependendo do estágio da enfermidade, o tratamento pode ser feito por meio de imunoterapia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e hormonioterapia.
A terapia neoadjuvante é uma abordagem que pode ser considerada uma contenção, ou seja, impede que o câncer se infiltre em outras partes do corpo do paciente ou se espalhe, além disso, é capaz de dar aos especialistas informações sobre a biologia tumoral, pela maneira como as células respondem àquele tratamento.
Quando falamos de câncer de mama, o método neoadjuvante é usado para diminuir o tumor e evitar uma mastectomia, desse modo, em vez da retirada total dos seios, o profissional consegue optar pela cirurgia conservadora, com a preservação da mama.
É importante ressaltar que não existe diferença nas taxas de cura apenas pela adoção da terapia neoadjuvante, mas é inegável que, em pacientes em que esse recurso é utilizado, as cirurgias ocorrem de forma menos agressiva e duram menos tempo.
Todo paciente tem suas particularidades, por isso é importante que a indicação dos médicos que realizam o acompanhamento seja seguida à risca.