• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655

Fertilidade pode ser afetada durante tratamento, mas existem alternativas para quem deseja engravidar

Para algumas mulheres, o tratamento do câncer pode afetar ou prejudicar a fertilidade. Nesses casos, uma vez que o tratamento termina, a concepção natural e a gravidez não são mais opção. No entanto, esse não é o caso para todas as pacientes oncológicas. Por isso é preciso conversar com um médico oncologista para entender cada caso e saber como agir.

Causas e fatores associados

O dr. Rodrigo Souto, diretor médico da PróOnco Mulher, aponta que o risco de infertilidade decorrente do tratamento do câncer depende de muitos fatores. “O tipo de câncer, a idade e o estado da fertilidade antes do tratamento podem influenciar. Os detalhes do tratamento, como a duração e a dose de quimioterapia ou radiação, bem como o local e o escopo da cirurgia ou radiação, também afetam a fertilidade”, explica. Especificamente, o tratamento pode causar o seguinte:

  • os ovários deixam de produzir óvulos saudáveis;
  • os danos ao sistema reprodutivo impedem que um óvulo fertilizado se implante e cresça no útero com sucesso;
  • falhas no sistema reprodutivo impedem que a paciente seja capaz de engravidar.

Como identificar os sinais?

Os efeitos na fertilidade podem não ser óbvios de imediato. A seguir, listamos alguns sintomas que podem indicar infertilidade, mas também podem ser sinais de outras condições médicas. Não hesite em buscar ajuda médica caso:

  • os ciclos menstruais não estejam regulares;
  • existam ondas de calor;
  • haja dor nas relações sexuais;
  • as tentativa de engravidar não tenham sucesso;
  • ocorram abortos espontâneos.

Preservação da fertilidade pré-tratamento

Pacientes com câncer dispõem de opções para preservar a fertilidade, como congelamento dos óvulos, de embriões ou do tecido ovariano, entre outras possibilidades. O ideal é conversar com um médico sobre a melhor opção para a idade, o tipo de câncer e o tratamento que será feito. A eficácia, o custo e a disponibilidade desses procedimentos variam.

Construir uma família depois do tratamento

Caso a paciente já tenha terminado o tratamento contra o câncer e esteja pensando em fertilidade pela primeira vez, é aconselhado marcar uma consulta com a equipe de saúde que a acompanhou para discutir sobre o tratamento adotado contra o câncer e os possíveis efeitos na fertilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *