Sair da rotina pode influenciar positivamente a saúde mental
Após os últimos anos, a saúde mental tem virado um tema que ganhou o interesse público, isso porque as pessoas estão cada dia mais cientes da importância de lidar com as emoções positivas e negativas.
Cuidar da saúde mental e física viabiliza qualidade de vida e bem-estar, principalmente durante algum tratamento médico, como é o caso dos pacientes oncológicos.
Receber o diagnóstico de uma doença grave como o câncer impacta o indivíduo de diferentes maneiras, já que a condição traz consigo alguns estigmas, incertezas e ansiedade, entre outros sentimentos, além de perda de cabelo, da disposição, do controle da saúde e da forma física no geral. Por isso, é tão importante disponibilizar para o paciente suporte psicológico para minimizar esses sintomas e ele direcionar esforços para a cura da doença.
A saúde mental é parte fundamental do equilíbrio orgânico, e promovê-la é essencial para que o indivíduo tenha discernimento para concluir suas tarefas de forma eficaz, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Assim, existem alguns comportamentos que podem ser prejudiciais para a saúde do paciente que enfrenta um tratamento contra o câncer, como:
- Ter pensamentos negativos;
- Ter o hábito de jogar, ingerir bebidas alcoólicas com frequência e consumir drogas;
- Usar a internet sem moderação.
Em contrapartida, há hábitos que têm a capacidade de ajudar positivamente o indivíduo:
- Relaxar durante o dia;
- Focar a atenção no que realmente importa;
- Controlar ao máximo a ansiedade;
- Fazer coisas diferentes, sair da rotina;
- Cuidar do sono;
- Manter uma alimentação saudável.
Ter consciência de algum problema é a chave mestra para sua resolução. Ter convicção de que está precisando de ajuda é o primeiro passo para a cura. Hoje, existem diversas intervenções eficazes, por isso procure ajuda o quanto antes para recuperar o bem-estar e a qualidade de vida.