Para garantir o bem-estar, a mulher precisa de uma rotina saudável
O acompanhamento médico específico é extremamente importante. Desde cedo, as mulheres são orientadas a ir ao ginecologista, mas o mastologista também tem um papel fundamental na saúde feminina, porque ele pode ajudar a prevenir e tratar diversas doenças, como câncer de mama, mastites e nódulos.
A mastologia é a especialidade que cuida tanto de homens quanto de mulheres, mas, para a saúde feminina, é ainda mais importante, pois ajuda a evitar diversas doenças específicas desse público. Por isso é tão importante realizar os exames e as consultas de rotina, para identificar possíveis anormalidades, por exemplo:
- Aumento no volume das mamas;
- Descamação do mamilo;
- Nódulos perceptíveis ao toque;
- Vermelhidão;
- Secreção que sai dos mamilos;
- Dores sem razão.
A saúde das mamas necessita de cuidado e atenção específicos, porque qualquer alteração nessa região afeta diretamente o organismo e, consequentemente, a qualidade de vida da mulher. De modo geral, o indicado é que as mulheres consultem o mastologista anualmente, a partir dos primeiros anos da adolescência, mas, em caso de dúvidas ou sintomas inesperados, essas consultas podem ocorrer quando necessário.
Para garantir a qualidade de vida, a mulher precisa de alguns cuidados diários, além das consultas de rotina, como ter uma alimentação saudável; ingerir a quantidade ideal de água; ter boas noites de sono; evitar estresse; praticar exercícios físicos e conhecer muito bem seu corpo para estar atenta a qualquer sinal de anormalidade.