A rotina do dia a dia impacta diretamente na qualidade de vida da população
Há um grande movimento, todos os meses, para falar sobre a conscientização e prevenção das mais diversas doenças, e essas campanhas fazem questão de reafirmar que se prevenir é o primeiro passo para a cura. Boa parte dos profissionais da área da saúde aconselha um acompanhamento mais próximo para que a detecção de qualquer doença seja mais imediato, e com a saúde das mamas não é diferente.
O que é medicina preventiva
Esta é a parte da medicina que busca evitar o desenvolvimento de doenças e reduzir seus impactos na saúde geral do paciente. Com a antecipação do diagnóstico da doença, é possível agilizar o tratamento, melhorando a qualidade de vida desse indivíduo. O principal benefício de dedicar alguns meses do ano à medicina preventiva é um tratamento mais eficaz e um bem-estar geral, seja o paciente saudável, seja ele portador de alguma enfermidade.
As doenças das mamas, como câncer de mama, displasia mamária, fibroadenoma, cistos e mastites, entre outras, também têm muito a ver com o estilo de vida que a pessoa leva em sua rotina diária. Cada doença possui sua particularidade, características e estágios de avanço, mas o importante é entender que quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será o prognóstico do paciente.
Pensando nisso, hoje, separamos algumas atitudes que podem ser consideradas grandes diferenciais para a prevenção de diversas doenças.
- Tenha uma alimentação saudável
Diminua o consumo de frituras, já que os alimentos fritos são mais calóricos e mais prejudiciais à saúde. Coloque na rotina, pelo menos, duas frutas e dois vegetais no dia – o foco nos alimentos naturais ajuda na prevenção, já que os industrializados possuem muitos conservantes.
- Faça atividades físicas
Movimente-se! O corpo precisa estar em constante movimento, e os exercícios físicos são uma das principais e mais importantes atitudes a serem tomadas. Não existe um exercício específico, faça o que lhe dá prazer.
- Elimine os vícios
Fuja de todos os vícios, principalmente do álcool e do tabaco. O consumo excessivo dessas substâncias pode levar a diversas doenças, então, é importante manter esses hábitos nocivos longe.
- Faça check-up médico
Mantenha sempre os exames periódicos em dia, assim, qualquer alteração será prontamente identificada pelo profissional que o acompanha, que vai indicar o melhor método a seguir.
Essas são algumas medidas que podem ajudar na prevenção primária de algumas doenças mamárias, portanto fazer atividades físicas, manter o peso corporal, incluir uma alimentação mais saudável e evitar o uso de álcool e tabaco é fundamental. Anote as dicas e faça da sua rotina algo mais saudável.