Uma equipe multidisciplinar qualificada melhora a qualidade de vida do paciente.
Quando há um diagnóstico positivo para câncer de mama, várias dúvidas surgem na cabeça do paciente e uma delas é: com qual especialista devo seguir meu tratamento o mastologista ou o oncologista? Hoje vamos tentar esclarecer esta dúvida e explicar qual a importância de cada profissional para o diagnóstico e na intervenção.
Para iniciar, é importante entender qual a responsabilidade de cada especialidade, a mastologia tem seu foco para as doenças específicas da mama, tanto as benígnas quanto as malignas. O mastologista é o profissional responsável por avaliar com uma abordagem preventiva e acompanhar a evolução do quadro clínico geral dos pacientes.
Quando falamos sobre a oncologia podemos afirmar que é o ramo da medicina responsável por pesquisar, identificar e diagnosticar o câncer. O primeiro passo que o oncologista vai seguir é o diagnóstico, que é feito através de exames específicos e métodos radiológicos. O principal papel do especialista é conseguir ter o controle da doença para dar uma qualidade de vida ao paciente promovendo a regressão ou alívio de sintomas.
Podemos concluir, após as definições que as duas especialidades se complementam e por isso em casos de câncer de mama o tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar em que o mastologista e o oncologista devem fazer parte, além de outros profissionais como psicólogos e fisioterapeutas.
Uma equipe qualificada e um diagnóstico precoce são fundamentais para que as chances de cura sejam maiores, sendo assim é importante dar valor ao papel de cada profissional envolvido no tratamento. Para manter a qualidade de vida os pacientes precisam manter as consultas e exames de rotina em dia, aqui na PróOnco Mulher você encontra diversas especialidades, para mais informações, acesse nosso site www.prooncomulher.com.br ou entre em contato com nossa Central de Atendimento: (21) 2622-7279 (telefone) ou (21)96778-9655 (WhatsApp).