Técnica é fundamental para redução de sintomas
A prática de exercícios físicos durante o tratamento de câncer é primordial por ser segura e eficaz quando pensamos na melhora dos efeitos colaterais, como dores e desconforto, e do alívio do estresse sentidos pelos portadores de carcinoma. Além disso, é uma ótima forma de manter o convívio social ativo e amenizar os efeitos negativos do tratamento, de maneira personalizada para cada caso.
O pilates é uma técnica que foi desenvolvida por Joseph Pilates, em 1920, que tem como objetivo a construção de movimentos capazes de dar equilíbrio, flexibilidade e força aos músculos, sendo considerado também uma terapia.
Os benefícios do pilates:
- melhora a postura;
- reduz o estresse;
- estimula a flexibilidade;
- revigora a circulação e oxigenação sanguínea;
- incrementa a qualidade de vida;
- restabelece a autoestima;
- aumenta a resistência cardiopulmonar.
Mesmo com certas limitações dos pacientes – como fadiga, estágio do tratamento e estado psicológico –, a prática de pilates ou de qualquer outra atividade física ajuda a reduzir os efeitos desconfortáveis do tratamento e proporciona bem-estar.
É fundamental que, antes de iniciar uma atividade física, você converse com o seu médico para, juntos, decidirem qual o melhor caminho a seguir. Realizar uma avaliação fisioterapêutica também é essencial para que sejam identificadas possíveis incapacidades e para que se possam traçar metas a serem batidas.
Se você ainda não sabe em qual atividade física se enquadra, tente fazer aulas testes, para conhecer o método e as suas características. E não se esqueça de que é um trabalho em equipe, então, sempre procure um especialista.