• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655

Técnicas são capazes de facilitar a retirada de nódulos não palpáveis.

Alguns nódulos podem ser identificados pela mamografia apesar de não serem palpáveis. Nesses casos, o especialista tem necessidade do auxílio de imagens e, em outros, de um guia para chegar até a lesão no momento da cirurgia. A cirurgia de lesão não palpável é guiada através de um marcador para que o médico consiga identificar o local sem afetar a saúde da mama no momento da cirurgia.

As técnicas mais usadas são agulhamento e o Radioguided Occult Lesion Localization (Roll, ou seja, Localização Radioguiada de Lesão Oculta), que são responsáveis por facilitar e tornar a cirurgia o menos invasiva possível. Cada profissional tem a sua técnica preferida, apesar de estudos clínicos comprovarem que as duas formas são semelhantes e alcançam o mesmo resultado.

  • O agulhamento consiste na colocação de um fio metálico com um pequeno gancho em sua extremidade que ancora na lesão, dessa forma, o médico consegue se guiar, já que é uma marcação intraoperatória.
  • O Roll é o procedimento em que uma clínica especializada faz a aplicação de um líquido radioativo até o local da lesão, e o especialista, no momento da cirurgia, usa uma caneta que detecta a presença radioativa para guiá-lo até o nódulo.

Essas são as duas técnicas mais usadas, mas ainda existem procedimentos que fazem o uso de corantes, sementes radioativas e até mesmo carvão ativado específico para esse tipo de método. A finalidade desses dispositivos é facilitar a retirada de lesões não palpáveis e todos apresentam o mesmo resultado positivo.

Para que se tenha uma recuperação rápida e eficiente, é fundamental que a paciente realize os curativos de forma correta e sinalize, caso haja, todas as alterações para o seu médico. Essas são ótimas dicas para ajudar no pós-operatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *