Conheça como funcionam os exames que avaliam os tumores hereditários
Para identificar a predisposição para o desenvolvimento de um câncer ou até mesmo o diagnóstico da doença existem vários mecanismos de detecção e um deles é o teste genético. Ele permite identificar, por meio do DNA, se há propensão a determinadas doenças, ou seja, o câncer hereditário, e até mesmo o tipo e as características de certo tumor.
O câncer hereditário é causado pela mutação genética que o paciente carrega no DNA. Essa modificação está presente em partes das células germinativas, que poderão ser repassadas para os descendentes. Mas isso não quer dizer que, obrigatoriamente, os descendentes herdarão a mutação e desenvolverão algum tumor. Em alguns tipos de câncer, o histórico familiar influencia mais, como nos de mama, ovários e intestino, por exemplo. Contudo, os fatores ambientais ainda não são os principais responsáveis pelo adoecimento da população.
Para se confirmar a suspeita de um câncer hereditário, será feito um teste genético no paciente. Entre os benefícios do exame estão:
- aumentar a compreensão sobre o risco do câncer e auxiliar os médicos no gerenciamento do risco e na prevenção;
- auxiliar na tomada de decisão sobre o tratamento;
- contribuir para estudos e pesquisas clínicas sobre a doença;
- facilitar a compreensão da família sobre a necessidade de gerenciar o risco do câncer.
Para fazer os testes genéticos e entender corretamente seus resultados, é necessário buscar a ajuda médica especializada de um oncologista ou oncogeneticista.
Parabéns a clínica e ao Dr Rodrigo Souto, sou paciente do dr Rodrigo há mais de 15 anos. #Gratidão
Deus os abençõe!!!