• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655

Boas escolhas alimentares podem proporcionar melhor qualidade de vida e maiores chances de tratamento bem-sucedido

A nutrição é uma parte fundamental, embora muitas vezes esquecida, no tratamento do câncer. Comer bem durante a terapia pode ajudá-la a se sentir melhor, ter mais energia, tolerar melhor os efeitos colaterais relacionados ao tratamento e se recuperar e curar mais rapidamente após a cirurgia. Além disso, uma boa nutrição após o tratamento pode diminuir o risco de recorrência do câncer e melhorar sua saúde geral. Por isso, a dra. Patrícia Arraes, nutricionista oncológica da PróOnco Mulher, responde às perguntas mais comuns sobre o tema. 

Estou em tratamento contra o câncer e não sinto fome. Isso é normal?

Dra. Patrícia: A falta de apetite é uma reclamação comum dos pacientes. Pode resultar do próprio câncer, do tratamento ou mesmo das emoções e estresse de lidar com o câncer. Portanto, não há motivo para preocupações.

A comida não tem um gosto bom agora. Existem alimentos para ajudar nas mudanças de sabor?

Dra. Patrícia: É desanimador quando os alimentos não têm o gosto que lembramos ou pensamos que deveriam ter. Uma alternativa é experimentar alimentos diferentes dos que costumamos comer, ou prepará-los de maneira diferente, como marinar a carne, o frango e o peixe antes de cozinhar. Se houver um gosto metálico na boca, é recomendado usar utensílios de plástico em vez de metais. 

Estou me sentindo nauseada e não quero comer nada. Como posso obter a nutrição necessária?

Dra. Patrícia: A náusea pode ser causada pelo tratamento do câncer ou pelo próprio câncer. É importante comunicar estas informações para a equipe de saúde durante a terapia. Medicamentos anti-náusea podem ser eficazes se usados de forma adequada. Além disso, é recomendado limitar a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, como frituras e condimentos. Em vez disso, uma boa opção é apostar em refeições pouco gordurosas e em temperatura ambiente ou frias.

Devo tomar algum suplemento vitamínico?

Dra. Patrícia: A comida sempre vem em primeiro lugar. O corpo absorve vitaminas e minerais melhor dos alimentos do que de um suplemento. Os alimentos também oferecem substâncias valiosas, como fibras, antioxidantes e fitoquímicos – produtos químicos produzidos por plantas –, que não são encontrados em suplementos. O uso de suplementos em pequenas doses pode ser prescrito caso a paciente não esteja comendo uma variedade de alimentos.

Terminei meu tratamento. O que posso fazer para ajudar a reduzir o risco de o câncer voltar?

Dra. Patrícia: Estudos já mostram que adotar uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter um peso corporal sadio pode aumentar a sobrevida e reduzir o risco de recorrência do câncer. Esses hábitos de vida também podem ajudar a reduzir o risco de outras doenças, como doenças cardíacas e diabetes.

Quero saber mais sobre a relação entre nutrição e câncer. Onde encontrar informações?

Dra: Patrícia: Acesse minha palestra no canal PróOnco Mulher no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gBqer8w-UDg.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *