• Marque uma consulta pelo Whatsapp (21) 96778-9655

Apesar de comum, efeito colateral do tratamento oncológico ainda é um tabu
para muitas mulheres

Dentre os efeitos colaterais mais indesejados pelas mulheres durante o tratamento contra o câncer, a secura e a irritação vaginais são alguns dos mais citados, podendo tornar o dia-a-dia desconfortável e o sexo doloroso. A menopausa ou a piora dos sintomas existentes da menopausa podem ser causados por tratamentos como terapia hormonal e quimioterapia. Por isso, entender como tratar o problema é importante para manter a qualidade de vida da paciente oncológica.

Por que acontece?

De acordo com o dr. Rodrigo Souto, mastologista e diretor técnico da PróOnco Mulher, o câncer, o próprio diagnóstico e o tratamento são obviamente muito estressantes. O estresse tem um impacto profundo nos níveis hormonais de algumas pacientes, o que pode ocasionar a secura vaginal.

“Muitos tratamentos cirúrgicos de câncer, que podem incluir hormonais, radiação e quimioterapia, podem resultar em menopausa precoce para as mulheres. A menopausa está fortemente associada ao problema. A função sexual em geral pode ser alterada, especialmente nos cânceres ginecológicos”, explica.

Buscar orientação médica é o melhor começo

Falar sobre um problema tão íntimo pode ser muito difícil para muitas mulheres, especialmente por falta de conhecimento sobre esses efeitos colaterais. No entanto, existem vários tratamentos possíveis, muitos dos quais podem ser prescritos por um médico, comprados em uma farmácia ou adquiridos pela internet.

Soluções simples para o problema

Segundo o médico, todas as pacientes devem iniciar um hidratante vaginal. Ao ter relações sexuais, a lubrificação é recomendada – os lubrificantes ajudam a prevenir a fricção e a dor durante o sexo e a intimidade e também podem ser usados em outras ocasiões para aliviar a secura e o desconforto. Para algumas mulheres, o gel espermicida também pode tornar a relação sexual mais confortável.

O próprio coito estimula o fluxo sanguíneo para a vagina e ajuda a manter sua flexibilidade e elasticidade. Além disso, exercícios para o assoalho pélvico podem aumentar o fluxo sanguíneo e ajudá-lo a aprender a relaxar esses músculos durante as relações sexuais e a minimizar a dor. 

Tratamentos baseados em hormônios

O uso de tratamentos hormonais é uma outra opção para quem busca se livrar da secura vaginal, mas requer aconselhamento de um médico, uma vez que a terapia de reposição hormonal (TRH) geralmente não é recomendada para mulheres após o diagnóstico de câncer de mama. No entanto, alguns especialistas podem prescrever, por um curto período de tempo, tratamentos com estrogênio que são aplicados diretamente na vagina. Na dúvida, o mais aconselhável é ouvir as orientações de um médico de confiança.

One thought on “Secura vaginal durante o tratamento: como lidar com o problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *